Ir para o conteúdo principal
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
IFTM

Preenchendo o Formulário

Objetivo: Permitir que estudantes travestis e transexuais formalizem o pedido para utilizar seu nome social nos registros e documentos internos da instituição.

Caminho de Acesso: Módulo “Estudante” -> Menu “Secretaria Virtual - CRCA” -> Tela “Solicitar -> Serviço: Requerimento de uso do nome social”

Figura 1. Tela / Formulário “Serviço: Requerimento de uso do nome social”

Preenchendo o Formulário:

  1. Dados da Solicitação (Parte Superior da Tela):

     Curso: Exibe o curso atual do estudante e sua situação (ex.: LOGISTICA (Matriculado)). Caso o estudante esteja matriculado em mais de um curso, será possível selecionar aquele ao qual a solicitação se refere.

     Serviço: O estudante deve selecionar o serviço desejado (ex.: “Requerimento de uso do nome social”).

     Orientações: Apresenta informações sobre o direito ao uso do nome social, garantido pelo Decreto nº 8.727/2016 às pessoas travestis e transexuais. O decreto permite que essas pessoas sejam identificadas conforme sua identidade de gênero nos registros e documentos da administração pública federal. A solicitação pode ser feita a qualquer momento, e o nome social deve aparecer em destaque nos sistemas institucionais, acompanhado do nome civil apenas quando estritamente necessário. O uso do nome social contribui para o reconhecimento e o respeito à identidade de gênero nos contextos acadêmico e administrativo.

  1. Formulário de Solicitação:

     A tela exibe um texto padrão com os dados do estudante (nome, curso, turma, campus e CPF) e a solicitação para a inclusão do nome social nos registros acadêmicos.

     Nome social: Campo obrigatório para o estudante preencher o nome social pelo qual deseja ser reconhecido na instituição.

     Justificativa/fundamentação: Campo opcional para o estudante apresentar uma justificativa para o uso do nome social, se desejar.

     Declaração de ciência: Ao preencher o requerimento, o estudante manifesta estar ciente de que, conforme o artigo 6º do Regulamento do Uso do Nome Social no IFTM, o nome social será utilizado em situações previstas institucionalmente.

     Onde o nome social será utilizado:

     Diário eletrônico de classe

     Cadastros e carteiras de identificação estudantil

     Endereços eletrônicos institucionais

     Formulários e requerimentos

     Listas de presença

     Boletins com notas ou resultados de editais, emitidos pela CRCA ou outros setores do IFTM.

     Declaração final de ciência: O estudante também declara estar ciente de que, conforme o artigo 13 do Regulamento do Uso do Nome Social no IFTM, documentos oficiais com efeitos fora da instituição serão emitidos com o nome social em destaque, acompanhado do nome civil apenas quando estritamente necessário.

     Documentos oficiais com efeitos externos:

     Diplomas

     Certificados

     Históricos escolares

     Atestados

     Certidões

     Atas de reuniões e de defesas de estágio ou TCC

     Demais documentos oficiais relativos às atividades acadêmicas estudantis.

Nestes casos, o nome social será apresentado em destaque, e o nome civil somente será incluído quando estritamente necessário.

     Contatos: Confirme ou atualize seu e-mail e telefone (opcional, mas recomendado para retorno da CRCA).

  1. Anexar arquivos:

     Utilize o botão “Upload” para incluir documentos que fundamentam sua solicitação.

     Estudantes maiores de 18 anos: não obrigatório.

     Estudantes menores de 18 anos: obrigatório enviar o requerimento “Anexo I - Inclusão do Nome Social” do “Regulamento do Uso do Nome Social do IFTM” com a autorização assinada pela mãe, pai ou responsável.

     São aceitos diversos formatos de arquivos, como PDF, documentos de texto, planilhas, imagens, áudios, vídeos e arquivos compactados.

  1. Etapa Final: Assinar e Enviar

     Clique em “Conferir e Assinar Documento”.

     Revise cuidadosamente as informações exibidas na tela seguinte (o sistema exibirá o termo gerado com as informações preenchidas).

     Caso precise corrigir algum dado, clique em “Editar documento”.

     Para concluir, insira sua senha do sistema Virtual IF e clique em “Assinar”.